Pular para o conteúdo principal

Chicha

Chicha é o nome que recebem diversas bebidas alcóolicas derivadas da fermentação do milho na américa. É uma bebida muito difundida na américa espanhola desde períodos pré-colombianos. O processo é basicamente o mesmo da preparação da cerveja, alguns adicionam quinoa e/ou chanchaca (um doce feito a partir do piloncillo – açúcar não refinado de cana).

A Chica tem sido preparada e consumida na região dos Andes por milênios. Os Incas usavam com fins ritualísticos e era consumido em grandes quantidades durante os festivais. Em algumas culturas, ao invés de germinar/maltar o milho para liberação das enzimas necessárias para sacarificação, o milho era mastigado e cuspido em um pote, de forma que a amilase presente na saliva fizesse a sacarificação.

O pessoal da Dogfish já preparou uma cerveja seguindo essa antiga filosofia peruviana. Abaixo pode-se ver na foto o pessoal mastigando e cuspindo o milho que depois seria adicionado a um lote de cerveja.


Eu encontrei o maíz morado (*milho roxo ) e o maiz de jora na feira boliviana da praça Kantuta em São Paulo há mais ou menos um ano, e fiquei tomando coragem para mastigá-lo e fazer algo semelhante. Se você pensar bem, não é algo tão nojento, uma vez que depois o lote é fervido e com isso tudo é esterilizado. E nas vias de fato, isso não é exclusivo dos povos americanos. Vários outros povos usam dessa prática. Já li que isso é feito ainda hoje na África e que o Sakê antigamente era feito assim pelos japoneses.

E quando eu descobri que o Sakê era feito assim antigamente, que eu tive uma ideia. Hoje em dia o Sakê é feito com o Koji – uma cultura de leveduras que não necessita de sacarificação para converter açúcares de cadeia longa em álcool. E eu tenho em casa uma quantidade razoável de  Jiuqu – o similar chinês do Koji. (Ver post – Vinho de Arroz Chinês)

Aí resolvi fazer isso – cozinhar meio quilo de maíz morado e meio quilo de maiz de jora em água e depois colocar para fermentar com Jiuqu. Bem, eu posso dizer que a minha primeira experiência foi um desastre completo. Primeiramente eu deixei um tanto do milho moído grudar na panela e queimar durante a fervura. E isso já deixou um cheiro de queimado muito forte no mosto. Mesmo assim eu coloquei para fermentar com duas bolas moídas de “Chinese Dry Yeast”. E três semanas depois, não só o aroma de queimado persistia, como surgiram umas placas brancas que pareciam contaminação. Eu experimentei aquilo e o gosto era um misto de azedo com queimado repugnante.

Infelizmente eu fiquei tão desanimado com a experiência que me esqueci de tirar umas fotos, e eu fiz esta experiência uns dois meses antes de escrever estas letras. Mas eu tenho que dar o braço a torcer que a cor do líquido ficou um roxo vivo realmente muito bonito.

Mais pra frente eu pretendo fazer mais uma tentativa com 1kg de milho que ainda me restou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temperando a Cerveja: Técnicas para Trabalhar com Especiarias

Como Utilizar Ervas e Especiarias Todo cervejeiro caseiro sabe que o lúpulo é a santa erva da cerveja. Mas os que acompanham este blog sabem que muitas outras ervas eram utilizadas no passado antes do lúpulo se destacar, conforme pode-se ver  aqui ,  aqui  e  aqui. Lendo estes posts sobre o Gruit pode-se concluir que fazer cervejas com especiarias e ervas não é nada novo e revolucionário, bem pelo contrário, é a raiz da cervejaria; é a velha escola. Assim, um bom cervejeiro não deve ter medo de utilizar especiarias nas suas cervejas, mas deve ter consciência que a diferença entre algo saboroso e algo intragável pode ser uma pitada a mais de alguma especiaria forte. Creia-me que isso pode acontecer, falo por experiência própria... já arruinei uma cerveja ao colocar apenas uma pitada de cominho.  É muito importante, até se adquirir uma certa experiência, seguir as medidas de uma receita ou seguir parâmetros de referência que alguém já tenha definido. Na dúvida, coloque meno

Festival de Inverno Bodebrown 2015

A Bodebrown realizou ontem (4 de julho) seu festival de inverno com cervejas artesanais, food trucks, encontro de mavericks, bulldogs e música Celta ao vivo. Tudo isto feito na rua em frente à cervejaria aqui em Curitiba. A festa foi excelente, com 13 tipos de cervejas, o usual growler day com a cerveja Saint Arnold 6 e a venda de insumos cervejeiros na loja da cervejaria. Saí de lá feliz da vida, tendo bebido alguns bons chopps, com dois growlers cheios e com dois sacos cheios de insumos para me divertir durante a semana, porém com o estômago vazio. Minha felicidade só não foi completa por isso; devido ao grande número de pessoas os food trucks não estavam dando conta do recado e, após uma espera de mais de 40 minutos, desistimos da pizza que estávamos esperando e fomos embora. Pode-se perceber que a organização subestimou bastante a quantidade de pessoas e por isso havia filas muito grandes para todos os lados. Realmente a Bodebrown representa muito bem, até com m

Cerevisia Quae Sera Tamem

Cerveja, Ainda que Tardia Depois de uma cerveja em homenagem ao Paraná e uma em homenagem ao Rio Grande do Norte, agora eu homenageio a terra do meus antepassados por parte de pai, o glorioso estado de Minas Gerais. Quando eu era criança e ia de férias para Teófilo Otoni no nordeste mineiro eu tomava um refrigerante que meus primos de lá diziam ser "o melhor do mundo", o Mate Cola. Realmente era um refrigerante muito refrescante e saboroso, feito com erva-mate e chapéu-de-couro. E apena era possível encontrá-lo na cidade de Teófilo Otoni, nas cidades vizinhas já não tinha.  Eu ficava confuso quando depois ia para Belo Horizonte e lá encontrava o Mate-Couro, outro refrigerante que leva erva-mate e chapéu de couro. Eu perguntava para meus tios e primos se os dois refrigerantes tinham alguma relação mas ninguém sabia me explicar. Apenas atualmente com o advento do google que eu consegui satisfazer minhas dúvidas. Aparentemente dois amigos fundaram a Ma