Pular para o conteúdo principal

Livros Que Não Podem Faltar Na Sua Biblioteca

Existem livros que são essenciais para quem faz cerveja em casa e existem outros que são muito importantes, e bem… existem alguns que são dispensáveis. No entanto, é sempre bom ter uma biblioteca com algumas opções de livros cervejeiros, seja para ler no tempo livre e se aprimorar ou para consultar como referência.


Vou usar esse espaço para comentar sobre alguns livros que eu tenho (seja físico ou virtual) e que considero essenciais ou importantes. Infelizmente são todos gringos, ainda não encontrei um livro nacional que eu realmente gostasse.

Um livro que eu considero essencial é o How to Brew do John Palmer. Fundamental para qualquer um que vá fazer cerveja em casa - seja dentro dos estilos ou extreme. Não vou me estender muito neste pois é um velho conhecido de todos os cervejeiros. Você ainda não leu!? Bem... desde que a Amazon começou suas operações no Brasil, está saindo muito mais barato adquirir este clássico devido ao frete não ser mais internacional, então aproveite!
Além disso, o Palmer disponibiliza o livro gratuitamente on-line: http://www.howtobrew.com .


Uma série de livros que eu considero importante é a Brewing Elements Series: Water, Hops, Yeast e Malt.  

Water: A Comprehensive Guide for Brewers By John Palmer and Colin Kaminski ensina como ler relatórios técnicos, entender as contribuições de aromas e o tratamento e a química da água. É um livro importante, mas um tanto intricado e não tão útil quanto os outros da série.

For the Love of Hops: The Practical Guide to Aroma, Bitterness and the Culture of Hops
By Stan Hieronymus aborda a natureza do lúpulo, suas origens e como os cervejeiros podem maximizar seus atributos positivamente. Provê informações para referencias acerca de mais de 100 variedades de lúpulos e apresenta algumas (poucas) receitas. É um livro bem interessante e de mais fácil leitura que os outros da série. 


Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation By Chris White and Jamil Zainasheff abordam os diversos tipos de levedura, seleção de leveduras, armazenagem e manuseio de culturas. Descreve como montar um laboratório de culturas, o básico da ciência da fermentação e como isso afeta sua cerveja. Acho que esse livro estaria entre importante e essencial.




O Malt eu ainda não comprei e por isso não abordarei sobre ele aqui - ainda.


The Home Brewers Guide to Vintage Beer By Ron Pattinson
Um livro interessante com uma enorme quantidade de receitas de cervejas comerciadas entre 1804 e 1960. Mas enquanto o autor trata da dificuldade de se reproduzir aquelas cervejas devido às dificuldade de reproduzir os mesmos maltes(dado que o processo de mataria evoluiu), os mesmos açucares(que eram utilizados como adjuntos) e os mesmos lúpulos… o autor simplesmente ignora a dificuldade de reproduzir as mesmas leveduras. Curiosamente no Yeast os autores tratam de como seria difícil reproduzir cervejas do passado dado a grande evolução na cultura de leveduras.
Mas enfim….a despeito de algumas falhas, é um livro fantástico, que eu considero importante para quem pensa em termos de cervejas extremas.  Ele aborda uma quantidade gigantesca de receitas e apresentas receitas de algumas preciosidades como os estilos de cervejas extintas do norte da Alemanha, como a Gratzer/Grodziskie, Broyhan e Kotbusser (as quais serão devidamente comentadas em tópicos futuros). 




Radical Brewing by Randy Mosher - um livro simplesmente fantástico. É dispensável para quem pensa em ficar dentro dos estilos, mas com certeza é fundamental para quem pensa em fazer cervejas extremas. Tanto que merece um artigo próprio. Aguardem.

Sacred and Herbal, Healing Beers by Stephen Burner - um livro que aborda diversas ervas e fermentados distintos, tais como: Hidromel, Pulque, Chicha, Tesguino, Cauim, cerveja de banana e gruit ale. Apresenta uma quantidade bem significativa de receitas dessas preciosidades. Apresenta também um descritivo histórico dessas cervejas exóticas - sua abordagem acerca de como as cervejas com Gruit perderam espaço na europa do século XVI para as cervejas com lúpulo é bastante interessante. Um livro importante. Talvez eu faça um artigo apenas sobre esse livro mais pra frente.


Extreme Brewing by Sam Calagione outro livro muito interessante e recheado de receitas que merece um artigo próprio. Sam Calagione é o fundador da famosa Dogfish Head que dispensa apresentações. O livro com certeza é essencial.

The Art of Fermentation by Sandor Katz é um livro que explora os conceitos e processos essenciais envolvidos em diversos tipos de fermentação, não só de bebidas alcoólicas fermentadas, mas também de laticínios, vegetais em conserva, carnes e peixes. Hidromel, cidra, vinho, queijo, iogurte, kvass, kefir, picles, cacau, pastrami, etc. Ele não apresenta receitas, não é essa a proposta - ele faz algo melhor que isso - ele aborda uma noção dos valores que são utilizados em diversas práticas. Por exemplo, ao abordar hidromel, explica que ele usualmente dilui uma parte de mel em 4 de água, no entanto os poloneses fazem pultorak que é um hidromel com uma parte de mel e 1/2 parte de água e os mexicanos fazem o baalche que é um hidromel com uma parte de mel para 17 de água. Para mim, essa forma de explanação é muito esclarecedor. Eu considero um livro importante.
E eu tive excelentes resultados fazendo picles e pastrami seguindo as diretrizes do livro.
E importante, está disponível uma versão em português, só procurar nas melhores livrarias.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Temperando a Cerveja: Técnicas para Trabalhar com Especiarias

Como Utilizar Ervas e Especiarias Todo cervejeiro caseiro sabe que o lúpulo é a santa erva da cerveja. Mas os que acompanham este blog sabem que muitas outras ervas eram utilizadas no passado antes do lúpulo se destacar, conforme pode-se ver  aqui ,  aqui  e  aqui. Lendo estes posts sobre o Gruit pode-se concluir que fazer cervejas com especiarias e ervas não é nada novo e revolucionário, bem pelo contrário, é a raiz da cervejaria; é a velha escola. Assim, um bom cervejeiro não deve ter medo de utilizar especiarias nas suas cervejas, mas deve ter consciência que a diferença entre algo saboroso e algo intragável pode ser uma pitada a mais de alguma especiaria forte. Creia-me que isso pode acontecer, falo por experiência própria... já arruinei uma cerveja ao colocar apenas uma pitada de cominho.  É muito importante, até se adquirir uma certa experiência, seguir as medidas de uma receita ou seguir parâmetros de referência que alguém já tenha definido. Na dúvida, coloque meno

Festival de Inverno Bodebrown 2015

A Bodebrown realizou ontem (4 de julho) seu festival de inverno com cervejas artesanais, food trucks, encontro de mavericks, bulldogs e música Celta ao vivo. Tudo isto feito na rua em frente à cervejaria aqui em Curitiba. A festa foi excelente, com 13 tipos de cervejas, o usual growler day com a cerveja Saint Arnold 6 e a venda de insumos cervejeiros na loja da cervejaria. Saí de lá feliz da vida, tendo bebido alguns bons chopps, com dois growlers cheios e com dois sacos cheios de insumos para me divertir durante a semana, porém com o estômago vazio. Minha felicidade só não foi completa por isso; devido ao grande número de pessoas os food trucks não estavam dando conta do recado e, após uma espera de mais de 40 minutos, desistimos da pizza que estávamos esperando e fomos embora. Pode-se perceber que a organização subestimou bastante a quantidade de pessoas e por isso havia filas muito grandes para todos os lados. Realmente a Bodebrown representa muito bem, até com m

Cerevisia Quae Sera Tamem

Cerveja, Ainda que Tardia Depois de uma cerveja em homenagem ao Paraná e uma em homenagem ao Rio Grande do Norte, agora eu homenageio a terra do meus antepassados por parte de pai, o glorioso estado de Minas Gerais. Quando eu era criança e ia de férias para Teófilo Otoni no nordeste mineiro eu tomava um refrigerante que meus primos de lá diziam ser "o melhor do mundo", o Mate Cola. Realmente era um refrigerante muito refrescante e saboroso, feito com erva-mate e chapéu-de-couro. E apena era possível encontrá-lo na cidade de Teófilo Otoni, nas cidades vizinhas já não tinha.  Eu ficava confuso quando depois ia para Belo Horizonte e lá encontrava o Mate-Couro, outro refrigerante que leva erva-mate e chapéu de couro. Eu perguntava para meus tios e primos se os dois refrigerantes tinham alguma relação mas ninguém sabia me explicar. Apenas atualmente com o advento do google que eu consegui satisfazer minhas dúvidas. Aparentemente dois amigos fundaram a Ma